As novas e frequentes investigações em redor da soja garantem o seu efeito benéfico para a saúde da mulher, e não só durante a menopausa devido principalmente á presença de isoflavonas e fitoestrogéneos na soja. Na verdade, a sua eficácia, sem os controversos efeitos secundários apresentados pela terapia hormonal de substituição, levou a que os investigadores renovassem os seus esforços na tentativa de conhecer mais sobre os seus mecanismos de acção.
Eis algumas novidades incluídas na interessante conferência dada pela Dr.ª Antónia Lizárraga, especialista em nutrição e dietética, nas VII Jornadas de Fitoterapia e Etnobotânica, organizadas por Santiveri.
- É importante manter a flora intestinal saudável, o que se repercute na absorção das isoflavonas. Assim, aconselha-se que durante a menopausa se realizem curas periódicas (três ou quatro vezes por ano) com lactobacilos.
- Se a flora intestinal é a adequada, as isoflavonas actuam ao fim de duas ou três horas, eliminando-se posteriormente. Logo, é importante complementar a sua dieta com isoflavonas diariamente, visto que estas não se acumulam.
Continuar a ler »
Um estudo universitário da Universidade de Münster, na Alemanha concluiu que uma alimentação pobre em calorias aumenta a memória em pessoas com mais de 60 anos. Mais afirmam os responsáveis pela investigação que ao reduzir o consumo de calorias entre 30 a 50%, faz aumentar as pontuações de testes de memória.
Este estudo teve como base pessoas da faixa etária de mais de 60 anos, e provou que os resultados foram consideravelmente melhores quando comparado com um grupo idêntico em que nada modificaram na sua alimentação, o estudo teve a duração de três meses.
Estes resultados abrem caminho ao estudo do papel da insulina (indispensável na utilização dos açúcares dos alimentos como fonte de energia) sobre o declínio cognitivo associado à idade.
É considerado um tratamento complementar que trabalha os desequilíbrios emocionais através de essências de plantas de alto índice vibratório. Os florais actuam por ressonância no corpo do indivíduo transformando a consciência e despertando virtudes. Possibilita o reestabelecendo, o equilíbrio emocional e permite o desenvolvimento individual e auto-cura.
Continuar a ler »
Designação Latina: Peumus boldus
Família Botânica: Monimiáceas
Partes Usadas: Folhas
Indicações: Insuficiencia hepática, cálculos biliares, dispepsias e cirroses
Contra-indicações: apenas fora de periodos de gravidez e amamentação.
Continuar a ler »
“Os cristais e as pedras preciosas dispostas nos centros vitais do corpo reflectem e produzem energia que inunda a aura de luz. Com a aura aberta e desobstruída, os centros dos chakras são activados, possibilitando um contacto consciente com os aspectos mais profundos e puros do ser. À medida que a frequência vibrátil da aura se eleva, quaisquer energias, seja mental, emocional ou subconsciente, que estejam vibrando numa frequência menor, virão à tona na mente e no coração para serem purificadas, curadas e transformadas”.
Katrina Raphaell
Continuar a ler »
Ingredientes:
para 2 pessoas
1 esteira para Sushi
1 chávena de arroz carolino
água q.b
2 folhas de alga nori
1 alga kombu cortada em tiras
Vinagre de arroz q.b
Legumes cortados às tiras:
pimento, cenoura, pepino, tomate, etc
Sementes de girassol, abóbora, sésamo, etc
Molho de soja q.b
Facultativo:
1 colher de sobremesa de Wasabi
Continuar a ler »
O Guia de Campo para Plantas Aquáticas e Palustres do Estado de São Paulo é resultado de mais de dez anos de colectas conduzidas por pesquisadores e alunos da Universidade Estadual de Campinas. O livro, que atende tanto ao público especializado como ao leigo, traz identificação e descrição das espécies e um glossário ilustrado dos termos botânicos utilizados. São cerca de 400 espécies ilustradas em fotografias coloridas.
Continuar a ler »
Designação Latina: Glycyrrhiza glabra
Família Botânica: Leguminosas
Partes Usadas: Raiz
Indicações: Conjuntivite, fígado, supra-renais, desequilíbrios hormonais, úlceras pépticas, baço, rins, hepatite, toxinas, difteria, tétano, garganta
Contra-indicações: -.
Continuar a ler »
Hoje gostaria de partilhar convosco um artigo bastante interessante escrito pela Florbela Mendes. É sempre uma oportunidade para quem pretende mudar a sua alimentação o possa fazer com alguma segurança. Sempre defendemos que não se deve mudar os hábitos alimentares de um dia para o outro, mas sim fazer um desmame da antiga alimentação para a nova, seja ela qual for. Bom, estas e outras dicas se seguem para quem realmente se quer tornar vegetariano ou melhorar determinados aspectos.
“Os produtos de origem animal, em especial a carne, têm levantado diversos problemas e gerado um sentimento de insegurança por parte dos consumidores habituais desses alimentos. Seja por questões de saúde, compaixão pelos animais, política ambiental, aspectos religiosos ou qualquer outro motivo, muitas pessoas têm levantado a hipótese de se tornarem vegetarianas.
Continuar a ler »
O Omega3 reduz o risco de doenças cardiovasculares, inflamação, depressão e até de prematuridade em bebês. É um nutriente importantíssimo para o cérebro. O mesmo é derivado do ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo que não produzimos e por isto necessita ser obtido através da dieta. As melhores fontes de ômega-3 são os peixes e os ovos enriquecidos.
Continuar a ler »